top of page

Projeto ABC Brincando promove ação em homenagem ao Dia das Mães no HBRA


Acadêmicas do curso de pedagogia do Iespes, que integram o Projeto ABC Brincando no HBRA, juntamente com a coordenadora do projeto, professora Ana Betânia Araújo, realizaram nesta segunda-feira, 14, uma atividade em homenagem ao Dias das Mães para as mães de crianças internadas no Hospital Regional do Baixo Amazonas. A atividade foi feita com a participação das crianças. Um vídeo com depoimentos das crianças, desejando Feliz Dias das Mães e cartões com mensagens e pinturas feitas por elas emocionaram as mães. As acadêmicas confeccionaram lembrancinhas e distribuíram com a ajuda das crianças também.

Para as mães que sempre estão no Hospital com seus filhos, em uma rotina cansativa, esse tipo de evento é significativo. Rosana Pimentel da Silva agradeceu a homenagem e lembrou as ações que são realizadas frequentemente pelo Projeto e trazem alegria para o seu filho. "Eles ficam mais felizes, não ficam pensando no tratamento, deixam um pouco de lado os problemas de saúde. Espero que continuem com essa ação porque é muito legal para as crianças".

A professora Ana Betânia destaca a gratidão das mães. "Nos depoimentos elas falaram sobre a nossa dedicação em cuidar dos filhos delas, no cuidado com a alfabetização, para que eles não sintam tanto quando retornarem à escola. Esse é o legado que nós deixamos".

A professora destacou o desafio de ser mãe, ainda mais de uma criança que está em tratamento, e admira essa dedicação. Isso é o que motivou ainda mais a ação do projeto que, com pouco, faz muita diferença para as mães. "Elas sabem que vão entrar no hospital com seus filhos, mas não sabem quando vão sair de lá. Então é vitorioso ver o trabalho delas, a dedicação. Proporcionar esse momento, para nós, é mínimo em relação a tudo aquilo que as mães fazem pelos seus filhos, mas tem um grande sentido para elas, saber que são lembradas".

Enfermeiras do Hospital também foram homenageadas. Ana Betânia contou que elas também se sentiram prestigiadas com a iniciativa. "De forma indireta, as enfermeiras também são um pouco mães das crianças e elas até falaram: 'Nossa professora, é a primeira vez que alguém lembra da gente'. Então para elas teve um sentido especial".

A acadêmica do 5º semestre do curso de Pedagogia, Dâmilla Silveira, também destacou a importância da ação. "É muito gratificante fazermos parte desse acontecimento, porque a vida é tão corrida, mas paramos para ver quantas mães merecem uma homenagem e ainda mais elas que estão em situação de fragilidade. É muito bom saber que levamos um pouco de amor e atenção".

O Projeto ABC Brincando no HRBA, que iniciou em outubro de 2013 e teve lançamento oficial no dia 31 de janeiro de 2014. Os integrantes proporcionam momentos de recreação às crianças que estão em tratamento contra o câncer e passam longo período internadas ou moram no hospital. São realizadas atividades voltadas para alfabetização, cotação de historias, pinturas, desenhos, leituras e escrita.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page