top of page

Cepes realiza XXII Semana de Enfermagem


Está ocorrendo, no Cepes, a XXII Semana de Enfermagem da instituição, até sexta-feira, 18. A abertura ocorreu na segunda-feira, 14. Foram realizadas duas palestras, à tarde, e uma mesa redonda com o tema: "Seu olhar melhora o meu, ética e humanização", para chamar atenção sobre assuntos relacionados a saúde da população LGBT. A programação continuou com minicursos durante o dia e noite desta semana.

Uma das integrantes da mesa redonda do primeiro dia, a psicóloga e professora do Cepes Vanusa Marques, ressaltou que as discussões serviram para disseminar conhecimentos aos profissionais e acadêmicos sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT. Foram abordados temas relacionados desde a política do Sistema Único de Saúde (SUS) até a criação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT. A política objetiva garantir a saúde como um direito humano de cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). A política existe desde 2011 e foi publicada em 2013. No município de Santarém, ainda não foi implantada, porém, Vanusa explica a importância de que os profissionais conheçam ela. "É uma política de direito da população LGBT, que orienta os profissionais a respeito dos direitos e do acesso a saúde dessas pessoas, por ser uma população que tem suas especificidades, de acordo com a sua orientação sexual e identidade de gênero, com respeito ao seu nome social, o acompanhamento da Hormonoterapia pelo SUS e possíveis cirurgias, se assim for necessário".

Ela contou que foram esclarecidos vários questionamentos sobre assunto. "É natural, por conta de ainda haver o desconhecimento. O intuito é minimizar, quebrar alguns mitos e humanizar o atendimento dessa população para que eles possam se sentir a vontade em buscar assistência e receber o atendimento necessário".

As palestras realizadas no primeiro dia foram sobre "Política Nacional de Saúde LGBT: um contexto histórico", "A ética na pesquisa com seres humanos no âmbito acadêmico", "Transfobia uma relação profissional de saúde paciente" e "Humanização: a essência da ação técnica e ética nas práticas de saúde".

Diversos minicursos continuam sendo realizados até sexta-feira:

Segurança do paciente: Cenário atual e implantação da cultura de segurança

Ministrante: Enfermeira Glória Nascimento Enfermagem Home Care Ministrante: Enfermeira Lenira de Jesus Oliveira Sena Humanização da assistência o parto normal Ministrante: Maria Eliane Lavor de Sousa

Primeiros socorros em trauma, suporte básico de vida e resgate de difícil acesso Vanusa

Ministrante: Enf. Samaroni Brelaz Feitosa e Enf. Lúcia Eleny Castro Freitas

Habilidades e competência do circulante no Centro Cirúrgico

Ministrante: Enf. Rubídia Maria Lima de Lima

Assistência ao tratamento de feridas e curativos

Ministrante: Francydaiane Silva Gonçalves, Enf. Lulucha de Fátima Lima e Enf. Erek Fonseca.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page