Liga do curso de Radiologia promove concurso de artes


A Liga Acadêmica Interdisciplinar do Conhecimento (Laico), do curso de Radiologia do Iespes, está promovendo o I Concurso de Artes Interdisciplinares Amazônicas: Fotografia, Poesia e Desenho – A arte interdisciplinar, com o objetivo de incentivar a produção de artes que retratem a cultura da Amazônia. As inscrições iniciam hoje e vão até dia 24 de agosto.


Podem participar alunos do ensino médio e/ou técnico e de graduação, servidores de instituições públicas ou privadas e terceirizados de quaisquer instituições. As obras vencedoras vão ser expostas para a população. “Serão avaliados desenhos, poesias e fotografias, num contexto interdisciplinar amazônico. Vai ter uma avaliação e no dia 15 de setembro haverá uma mostra com as obras que ganharam o concurso”, explica o coordenador do curso de Radiologia do Iespes e da Laico, Luciano Sales.


Cada categoria tem critérios diferentes, conforme especificados no edital. As inscrições são gratuitas. As obras selecionadas para a exposição e para a premiação serão anunciadas nas redes sociais oficiais da Liga Acadêmica no dia 03 de setembro e os prêmios vão ser entregues na I Mostra de Arte Interdisciplinar Vitória Régia, no dia 15 de setembro.


O professor Antônio Junior Amorim, integrante da Laico, que está a frente da organização do concurso, ressalta que é uma forma de integrar a sociedade para valorizar a cultura da região amazônica, sob diversos pontos de vista. “Entre os objetivos, está mostrar a cultura amazônica em várias facetas, tendo em vista que moramos em uma região de belezas. Pensamos na questão da interdisciplinaridade para envolver todos. Cada público tem uma visão diferente”.


Matheus Cavalcante Silva, estudante do curso de Geologia da Ufopa, também integrante da Liga, reforça que é importante trabalhar a arte de uma forma mais abrangente. “Muitas vezes olhamos apenas por uma ótica e o concurso pretende buscar a possibilidade de observar um fenômeno, ocorrência, material, hábito ou costume da nossa cultura amazônica sob diversas visões, diversos ramos da ciência, sempre relacionando eles”.


O acadêmico frisa que por meio da arte, o indivíduo consegue expressar sua visão de mundo. “Por meio da arte o indivíduo coloca em prática suas reflexões. Então é importante trabalhar em manifestações distintas de artes, seja, fotografia, desenho ou poesia, em que o indivíduo vai se identificar com uma delas, com a melhor maneira em que ele sente pra demonstrar o que ele percebe ou imagina”.


O professor Antônio Junior comenta que é essencial que os acadêmicos tenham contato com essas produções parcomeçar a pensar mais na preservação da região. “Também pensamos na questão do empoderamento do ‘eu amazônida’. Quando se tem esse empoderamento, você pensa em preservação, em cuidar do meio ambiente”, finaliza.


As fichas de inscrição e termos de uso de cada categoria estão anexadas ao edital.


Inscrições por e-mail contatolaico@gmail.com

Contatos: 98114-7494 / 99193-9899


Confira o edital (aqui).