top of page

Iespes lança primeiro e-book do curso de Jornalismo


O evento ocorre na quinta-feira, 6 de dezembro, às 19 horas, no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). O e-book intitulado “Recortes da pesquisa em Jornalismo na região Oeste do Pará: 10 anos do curso no Iespes” é composto por 10 artigos científicos, produzidos a partir de pesquisas realizadas por 11 egressos nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Como parte da programação, haverá a palestra “A pesquisa em comunicação no contexto amazônico”, ministrada pelo Professor Doutor Manuel Dutra, o primeiro coordenador do curso de Jornalismo do Iespes. A programação é voltada para pesquisadores da comunicação, professores e estudantes de jornalismo e de áreas afins.

A coordenadora do curso de Jornalismo do Iespes, professora Rosa Rodrigues se alegra com esse momento de socialização de conhecimento. “Lançar o primeiro e-book do curso de Jornalismo é uma oportunidade muito especial socializar parte do conhecimento que foi produzido ao longo da primeira década do curso”.

As pesquisas envolvem temáticas ligadas a inovações tecnológicas, aos meios de comunicação em Santarém, religiosidade, comunicação comunitária, entre outros, que, ainda segundo a coordenadora, “são temas que estão no dia a dia e que são importantes para a construção do conhecimento na academia. Então, a partir do momento que socializamos esses trabalhos, estamos devolvendo à comunidade o conhecimento que ela nos proporciona”.

Entre os pesquisadores egressos está o jornalista Geovane Luiz, o primeiro jornalista cego formado em Santarém. Ele ressalta que realizar o trabalho foi uma superação. “Eu me sinto muito feliz em ter meu trabalho no e-book. O Iespes está de parabéns pela iniciativa de valorizar seus egressos e as pesquisas realizadas na área do Jornalismo”, destacou.

A apresentadora Suelen Reis também é uma das pesquisadoras do e-book, para ela a iniciativa é uma oportunidade de contribuir com a pesquisa sobre temas atuais. “Como egressa do curso de Jornalismo me sinto honrada em fazer parte desse projeto, e de alguma forma contribuir com a pesquisa científica acerca de um tema tão atual. Vivemos um momento de profundas transformações no modo de fazer jornalismo, desta forma, propomos uma reflexão sobre os caminhos a serem seguidos, a partir das novas plataformas, em especial os dispositivos móveis”.

O evento está sendo organizado pelos estudantes do 6º semestre do curso de Jornalismo do Iespes, em atividade integrada das disciplinas Comunicação Integrada e Pesquisa em Comunicação.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page