top of page

Psicóloga compartilha experiência de atuação no âmbito escolar para alunos do Iespes


A turma do 9º semestre do curso de Psicologia do Iespes recebeu, na manhã desta quinta-feira, 25, a psicóloga Sâmela Pinheiro, que compartilhou informações sobre a prática da psicologia escolar, referenciando projetos que desenvolve neste âmbito. A visita fez parte da disciplina “Ênfase social I”, sob responsabilidade do professor Felipe Soares.

Sâmela abordou as delimitações da atuação desta prática, a formação dos professores, a importância da inclusão social, observação dos psicólogos nas salas de aula e em todo o ambiente escolar, além de outros atendimentos.

Os alunos puderam ter uma visão ampla sobre as possibilidades para esta área da psicologia. O professor Felipe Soares ressaltou que este tipo de atividade é importante até para auxiliar os alunos a decidirem qual área da psicologia seguir.

“Sabe-se que a Psicologia possui diversas possibilidades de atuação. Quando trazemos profissionais que compartilham sua vivência profissional, oferecemos aos futuros psicólogos um espaço para reflexão em torno de possibilidades de atuação, ou seja, é um modo de auxiliá-los em seus processos decisórios, relativo à psicologia enquanto profissão”, explicou.

A aluna Dalila Canto Pinto destacou a importância de ter acesso às informações. “Foi interessante, pois agregou mais ao nosso conhecimento. Vimos a realidade de uma profissional que atua no âmbito escolar de uma escola privada. Ela sanou algumas de nossas dúvidas sobre a atividade que o psicólogo exerce dentro da escola, e não é pouca coisa. Falou sobre o que cabe ao psicólogo, ao pedagogo, ao assistente social, etc”.

Dalila comentou que, além disto, a psicóloga também abordou os atendimentos que são realizados com a família. “Ela falou que muitos pais só deixam os filhos lá e não são tão presentes. Nas reuniões com os pais, não aparecem muitos. Mas ela não desiste de fazer o trabalho com os pais no contexto escolar”, contou.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page