Fundação Esperança inaugura Clínica-escola de Odontologia do Iespes

Esta sexta-feira, 30, é dia de celebrar mais um avanço para o curso de Odontologia do Iespes. A Fundação Esperança inaugurou a Clínica-escola de Odontologia, que vai levar a prática e o aprendizado aos acadêmicos do curso e atendimentos gratuitos de qualidade à população.

Alunos de diversos semestres, o colegiado do curso e membros do Conselho Diretor da Fundação Esperança estiveram presentes.

A Presidente da Fundação Esperança, Vânia Pereira Maia, ressaltou a alegria de entregar a primeira clínica do curso. "É com muita alegria que entregamos hoje para nossos alunos a Clínica-escola. Não temos dúvidas de que é um espaço muito importante para o curso de Odontologia e é só o começo. Este é o primeiro espaço dos alunos como clínica, mas teremos logo mais, no ano que vem, a conclusão do campus III, com muito mais consultórios odontológicos para os alunos praticarem o que aprendem na teoria em sala de aula", destacou. A inauguração foi também um momento de homenagem em memória ao presidente do primeiro Conselho Diretor da Fundação Esperança, Arinos Pereira. A sobrinha, Aliete Maria Pereira, esteve presente representando a família de Arinos, e agradeceu a homenagem. "Tenho um sentimento de gratidão, reconhecimento. A família está muito feliz. Nós que vimos a trajetória de como ele era, que não trabalhava apenas em prol da família dele, mas em prol da comunidade, dos menos favorecidos. Nós agradecemos em nome de toda a família esta justa homenagem", frisou.

A partir da semana que vem a população será atendida no local. Os atendimentos vão ser feitos por alunos de Odontologia que cursam a partir do 4º semestre, sob supervisão de professores.

A coordenadora do curso, professora Verena Maia Miranda, explicou que os alunos vão ou são preparados para atuar na clínica. Inicialmente, eles praticam no Laboratório de Práticas Pré-clínicas, com manequins, no prédio II do Iespes, para depois atender as pessoas. Cada turma prestará serviços de acordo com as disciplinas do semestre.

“Os alunos vão ter a oportunidade de colocar em prática tudo que eles aprenderam na teoria. Eles vão fazer todos os procedimentos odontológicos na clínica, respeitando seus limites, de acordo com cada semestre. Conforme vão avançando, eles vão fazendo cada vez mais. No 9º e 10º semestres, eles já fazem todos os tipos de procedimentos odontológicos”, especificou.

O diretor do Iespes, Albino Portela, destacou que a criação da clínica reforça o compromisso da Fundação Esperança em ofertar ensino de qualidade aos alunos, ao mesmo tempo em que proporciona serviços gratuitos à população.

“A Clínica Odontológica é mais um espaço criado pela diretoria da Fundação Esperança com o compromisso do ensino de qualidade. A diretoria se mantém ativa, servindo a comunidade e alocando mais um espaço para que nossos alunos desenvolvam suas atividades de forma que tenham o melhor aprendizado possível”, garantiu.

Albino ressaltou ainda que a Clínica-escola é mais uma obra que faz com que o curso de Odontologia do Iespes seja diferenciado e referência na região.

“A clínica tem o melhor espaço para a formação de dentistas do Oeste do Pará. Nós mantemos a nossa filosofia de um ensino inovador e de qualidade. O curso de Odontologia cresce e junto com ele, a infraestrutura. É o que buscamos na formação dos melhores profissionais”, finalizou.

Os serviços ofertados na clínica serão: Atendimentos de primeira consulta odontológica; diagnósticos odontológicos; exames radiográficos intrabucais; serviços que envolvem a odontologia preventiva, como raspagem, profilaxia, aplicação de cimento de ionômetro de vidro, selante; cirurgias orais, como extrações dentárias, biópsias, caso seja necessário; próteses removíveis, sendo totais ou parciais; restaurações; atendimentos de periodontia e endodontia, que serão os primeiros atendimentos para tratamento de canal e atendimentos de urgência e emergência.

A clínica contém 11 consultórios com modernos equipamentos. Fica localizada no prédio da Fundação Esperança, na Rua Deputado Coaracy Nunes, 3344 Bairro Caranazal. Serão feitos atendimentos nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os agendamentos poderão ser feitos na clínica ou pelo telefone: (93) 99161-291