3 dicas para se preparar para o Enem 2019


A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já é no mês que vem e nós separamos três dicas importantes para você se preparar antes do dia 3 de novembro. Confira as dicas, coloque em prática, pense positivo e arrase na prova.

Primeira coisa: Cumpra um cronograma de estudos

Nestes últimos dias, você precisa se dedicar ainda mais aos estudos. Organize seu tempo e estabeleça um assunto por cada dia, em determinadas horas. Desafie a você mesmo e tente resolver questões mais difíceis, fazendo simulações. Priorize as matérias que você tem mais dúvidas. Mas na hora da prova o ideal é começar pelas questões mais simples.

O ambiente de estudo também faz toda a diferença (iluminação, ventilação e ausência de ruídos). Fique longe de distrações, como redes sociais. Se puder, estude em média duas horas por dia. A prática da leitura é indispensável para ir bem no Enem. Se você lê bastante, terá mais facilidade para interpretar textos longos.

Você pode juntar grupos de amigos e fazer debates ou quiz. Os conteúdos que podem cair na prova estão disponíveis no site: enem.inep.gov.br. É só clicar no botão "Prepare-se para as provas" e conferir.

Não se esqueça de ler o edital atentamente. Nele, estão todos os detalhes que você precisa saber sobre o Enem: horários de abertura e fechamento dos portões, conteúdos, etc. Liste os conteúdos que aparecem em todas as quatro áreas de conhecimento e redação.

2. Foco na redação

A redação tem um peso muito grande nas notas dos processos seletivos. Você deve seguir o modelo dissertativo-argumentativo, ser claro, defender o mesmo ponto de vista em toda a argumentação e cuidar para não ser preconceituoso em suas opiniões, respeitar os direitos humanos e não esquecer que o texto deve conter a introdução, desenvolvimento e a conclusão.

A banca corretora do Enem vai avaliar cinco competências principais, que são: Compreensão da proposta, domínio da norma padrão da língua escrita, seleção, organização e interpretação de informações, construção da argumentação e elaboração de proposta de solução para o problema abordado.

Fique ligado nas notícias. Dê uma olhada nos assuntos que estiveram em alta no primeiro semestre do ano. Ficar antenado com os temas da atualidade vai ser essencial para você fazer uma boa redação. Procure por opiniões diferentes das suas sobre assuntos polêmicos para conseguir apresentar melhor o seu ponto de vista.

Pratique a redação, estudando com base nas edições anteriores e procurando treinar sua capacidade de escrita.

3. Descanse, respire e mantenha o foco

Cuide da sua saúde física e mental. Práticas como dormir bem e ter uma alimentação saudável influenciam para a qualidade dos estudos. Você precisa estar bem para ter um bom desempenho.

Apesar do esforço nos estudos, se dê o direito de separar um tempo para os hobbies e valorizar seus acertos. Ao se aproximar do dia da prova, procure ficar tranquilo, separar momentos para descansar e passear. Deixe a mente relaxada.

Muitas vezes as pessoas focam nos estudos e acabam deixando de lado os cuidados com saúde, aderem a alimentos industrializados e o corpo fica enfraquecido.

Tente relaxar, principalmente nos últimos dias, quando a tensão aumenta.

Na noite anterior a prova do Enem, você deve dormir bem.

ARRASE NA PROVA!

Programe o horário que você deve acordar nos dias das provas, em quanto tempo você deve se arrumar e quanto tempo pode levar até chegar ao local, sempre tendo em mente que você precisa deixar um tempo de sobra, pois o percurso pode atrasar. Você deve estar no local com uma hora de antecedência, ou seja, 12h no horário de Brasília.

Tenha pensamentos positivos para se sentir confiante. Lembre-se de toda a sua trajetória e evite pensar que você não vai conseguir. Lembre-se que você fez o melhor que podia e confie no seu potencial.

Antes da prova, exercite sua concentração e relaxe. Faça exercícios respiratórios. Puxe o ar pelo nariz e solte lentamente pela boca. Tente ignorar a agitação externa dos corredores e manter a concentração.

Como no dia da prova é comum o nervosismo, separe com antecedência os itens necessários: documento de identidade, caneta esferográfica preta, cartão de confirmação de inscrição, água e comida.